segunda-feira, 7 de junho de 2010


Estes são os elementos do conto, todo conto tem esses elementos. Podemos observar que há três tipos de tempo, mas, não necessariamente haverá os três em um mesmo conto.
- Para haver um conto precisamos de um Enredo. Qual a diferença entre enredo e história ? Quando estou contando uma história precisa-se de um fato . Para ter enredo, além de fato tem que ter um porque, um sentido; nisso entra a Verossimilhança , que é a semelhança da verdade. Quando lemos um conto, não é um fato real, mas quando você lê, pode imaginar aquilo como se fosse a verdade. Por isso existe um encaminhamento de ideias para haver o enredo.
- Personagens principais e protagonistas são a mesma coisa. Personagem também pode ser secundário ou antagonista. Secundário não tem tanta importância no texto como o protagonista. O antagonista é , nos termos conhecidos do nosso dia a dia o vilão, aquele que sempre deseja tramar o mal do protagonista.
- O espaço pode ser físico, social ou ambos . O espaço físico é , por exemplo, a esquina , a parede, a peixaria, uma loja... O espaço social é aquele que percebemos a classe social que aquelas pessoas pertencem.
- O tempo pode ser cronológico, psicológico ou a técnica do flashback. O cronológico vem de cronômetro, sempre o tempo é cronológico quando se fala data. hora , dia, quando indica uma sequencia . Ex: em seguida , assim . O psicológico é aquele tempo que difere do relógio. Ex: todas nossas aulas tem 50 minutos, mas tem aulas que achamos que o tempo é rápido demais , hora achamos que outras passam muito rápido. O flashback é , por exemplo, supondo que fôssemos escrever um testo sobre nossa vida escolar na escola, escreveríamos: - "Estou no segundo ano do Ensino Médio, parece que foi ontem quando entrei nessa escola com apenas onze anos!"
- O conflito é o fato que desencadeia todo o texto, fato que gera o texto.
- O clímax é a parte do texto que apresenta maior apreensão, que muda e desestabiliza o texto.
- O desfecho é como acabará a história.
(Resumo baseado na aula da professora de língua portuguesa Maria Ruth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário