Mesa redonda é um gênero oral precedido de um gênero escrito.
Gênero Oral → aquilo que falo oralmente, conversando .
Gêneros são maneiras diferentes de conversar e escrever. Uma entrevista ao vivo é um gênero oral, um debate é um gênero oral, mesa redonda também é.
Antes das pessoas irem participar desta, elas se preparam pois lá , têm de responder perguntas e, por isso elas se preparam sobre o assunto, e esta preparação é escrita . Por isso um é gênero oral (por que está falando), precedido de um gênero escrito (o que a pessoa escreveu ao se preparar).
Ex: Queremos discutir sobre a superlotação em salas de aula. Temos que chamar pessoas que defenderão pontos de vista diferentes. Poderíamos chamar um aluno, um professor e algum representante da secretaria de educação. Cada um terá que dizer o que acha a respeito do assunto. Caso fossemos participar de uma mesa redonda , deveremos fazer a preparação do texto, ler tudo sobre o assunto ; como : "qual a lei que se defende muitos alunos em sala de aula ?". Temos que saber para perguntar o secretário da educação estadual. Dentro da lei temos que achar uma "brecha", pegar as particularidades da lei para defender algo , mesmo sabendo que existe uma lei, toda ela tem suas entrelinhas .
Na mesa redonda os candidatos vem a frente e cada um tem seu tempo para falar sobre o assunto; sendo preferencial que não se leia .
( Resumo baseado na aula de Língua Portuguesa da professora Maria Ruth )
sábado, 10 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns, Camila!
ResponderExcluirAssim agem os "empregados bons e fiéis!", porque sabem que "a quem tem muito mais será dado".
Obrigada Ruth :)
ResponderExcluir