terça-feira, 27 de abril de 2010

Condoreirismo

O condoreirismo é a terceira parte do Romantismo. A primeira era a indianista, em que tudo no Brasil era considerado melhor (pela visão Brasileira), em que os índios eram fortes belos e corajosos . A segunda foi a do Álvarez de Azevedo ( poeta principal da segunda geração ), que tudo se baseava na "farra" e nas festas. E a terceira era o Condoreirismo.
Ao mesmo tempo que o condoreirismo foi considerado a terceira fase ela também foi considerada uma fase intermediária, por que ela estava mudando a visão anterior para chegar no que depois se transformará no Realismo.

- Porque se chama Condoreirismo ?

Tem a ver com o Condor , que é uma ave, e a característica dessa ave é que ela voa muito alto, e, por isso ela pode ter uma ampla visão da parte baixa. Então o poeta se considerava um condor.

Os poetas se consideravam-se gênios, pois nem todos conseguiam pensar e se expressar, eles se achavam mais altos que os outros. Como ele era um gênio, ele tinha "obrigação" de melhorar algo; ele melhoraria algo com a poesia social, criticando, condenando o tráfico negreiro e tentando chegar a abolição.

O principal poeta dessa geração foi o Castro Alves, que tem um livro chamado "Os escravos" , e nesse livro ele tem várias poesias tratando de. A principal é "Navio negreiro" , e esse poema é Épico ( que conta uma história), ele conta a história desde a saída da África até a chegada no Brasil. Quando Castro Alves escreveu essa poesia já não tinha mais o tráfico negreiro, já havia sido sancionada a lei que impedira o tráfico , mas ainda haviam muitos escravos no Brasil , e esta proporção era muito grande, para cada três pessoas que aqui residiam, dois eram brancos e um era escravo; então havia necessidade do abolicionismo.

(Resumo baseado na aula da professora de língua portuguesa Maria Ruth)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pronomes indefinidos , interrogativos e relativos

Texto :

NÃO É COMIGO

"Esta é uma história sobre quatro pessoas:

Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém.

Havia um importante trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria.

Alguém zangou-se porque era um trabalho de Todo Mundo.

Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo.

Ao final, Todo Mundo culpou Alguém quando, Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito."


No texto , Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém são personagens. E o texto faz uma crítica ao que acontece na vida real . Todo mundo acha que é trabalho de qualquer um , mas ninguém faz , um alguém vem e reclama .

O título é "Não é comigo " , quando eu falo todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém, estou incluída ?

Sim , eu estaria incluída em "todo mundo" , mas foi colocado não é comigo . Então por que eu não estaria inserida nessas palavras ?

Todo mundo são todas as pessoas e não eu sozinha , quando eu falo alguém e ninguém , eu não sei a quem eu me refiro .

Então estes pronomes são pronomes indefinidos . Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago , impreciso ou genérico . De uma forma geral, quando falo "todo mundo" estou falando de maneira geral .

Eu tenho os pronomes indefinidos variáveis e invariáveis , variável é o que pode variar com relação a pessoa, gênero e número .


Alguns pronomes indefinidos podem aparecer em locução. Isso significa que eles podem ter duas palavras para ser também indefinido.

Muito e muita também são indefinidos , por que não se dá para saber que quantidade que é.

Quando se começa um texto começamos com pronomes definidos e depois podemos usar os indefinidos, senão , não saberemos do que se trata .

Pronomes interrogativos são que , quem , qual e (o) que quando empregados em frases interrogativas.

Os pronomes interrogativos servem para perguntas diretas e indiretas . Perguntas diretas são aquelas que eu uso ponto de interrogação.

Exemplo de pergunta direta : Que horas são ? ← Usei o ponto de interrogação , a pergunta é direta.

Exemplo de pergunta indireta : Gostaria de saber que horas são. ←Não usei ponto de interrogação mas , é uma pergunta ; uma pergunta indireta.

Os pronomes interrogativos podem ser adjetivos ou substantivos.

Que horas são? ( O "que" é adjetivo por que está acompanhando o substantivo [hora é substantivo]) .

Gostaria de saber quem fez tarefa. (Quem é pronome interrogativo e é substantivo por que ele vai substituir o substantivo).

" Quando falamos Meu Deus não quer dizer posse, não quer dizer que Deus é meu; quer dizer que a expressão " Meu Deus" é uma interjeição usada para mostrar o nosso sentimento perante alguma situação"

Pronome Relativo é aquele que liga duas orações substituindo na segunda oração o termo já expresso na primeira.

Assim como os pronomes indefinidos , temos pronomes relativos variáveis e invariáveis.



O pronome relativo "onde" eu só uso quando quero me referir a lugar.

Ex: Não posso escrever → "Eu li um livro onde a personagem tinha cabelo roxo"

Não posso escrever onde pois livro não é lugar . Posso colocar no lugar de "onde" , "no qual" .

Eu posso escrever → "Eu fui a uma cidade onde o prefeito é de outro país"

Posso escrever pois cidade é lugar.

O "quem" só escrevo para pessoas.

- Os pronomes relativos podem ser precedidos, ou não, de preposição. Ou seja, eu falei de um filme ; o filme do qual eu falei , a roupa com a qual eu saí ...

- A palavra coisa deve ser evitada em textos por que ela pode significar qualquer palavra. Posso substituí-la pela palavra algo , por que apesar das duas palavras significarem imprecisão, algo é melhor aceito pelas normas cultas da língua.

(Resumo baseado na aula da professora de língua portuguesa Maria Ruth)


sábado, 10 de abril de 2010

Pronome Atrativo

Começamos com a frase:



- Fiquei tão bravo que mandei ele sair da sala.

Passando a frase para a variedade padrão da língua fica assim :

-Fiquei tão bravo que o mandei sair da sala.

- Poderia escrever "mandei-o sair da sala" ?

Neste caso não , porque o "que" funciona como pronome atrativo , ou seja , se tiver um "que ", o pronome fica perto dele.

( Resumo baseado na aula de Língua Portuguesa da professora Maria Ruth)


Pronome

Nos significados dados pelos livros gramaticais , pronomes são palavras que substituem ou acompanham o nome. O nome é o substantivo( substantivo é tudo que dá nome).
Ex: Apagador é um substantivo. Se falarei do apagador eu usarei também um pronome .

- Quando o pronome substitui e quando o pronome acompanha o nome ?

Posso dizer:

- Minha caneta, esta caneta, essa caneta, aquela caneta , sua caneta .

Então , meu, seu, esse, aquele e este, são pronomes que estão acompanhando o nome.

O pronome substituirá o nome quando se fala de uma pessoa.

Nos pronomes pessoais temos os retos e os oblíquos , e os oblíquos tem os átonos e tônicos.

- Por que o reto chama reto ?

Reto é algo que vai direto , sem paradas, se andamos reto , temos uma direção . Então o reto é quando substituirá o nome , a pessoa diretamente .




Ex: Quando estamos no primeiro ano do Ensino Básico, estudamos com textos assim :

Marcelo vê o barquinho
Marcelo pega o barquinho
Marcelo coloa o barquinho na água
A água faz chuá, chuá
Marcelo ri, ri


Depois que passamos do primeiro ano , os professores começam a nos falar que não podemos ficar repetindo o nome, e, que no lugar de Marcelo, ela diz para escrevermos "ele".

Quando substituo :



- O "o" da primeira frase é diferente do da segunda pelo fato que o primeiro "o" é um artigo , que vem antes da palavra barquinho para mostrar que este é masculino.

-O "o" da segunda frase é pronome, por que está substituindo a palavra barquinho.
-Por que não pode ser " Ele colocou ele na água "?
Não seria só porque o "ele" ficaria repetido, porque o barquinho também é masculino e poderia ser ele. A ação foi de Marcelo; o barquinho não fez a ação, ele foi colocado ; por isso utilizarei o oblíquo; se a frase começasse : O barquinho foi colocado na água", seria "ele foi colocado na água" .
Ex: O exercício é para mim. ( está certo pois não tenho ação)
O exercício é para mim fazer. ( está errado , pois tenho uma ação)
O correto é :
O exercício é para eu fazer.
( Resumo baseado na aula de Língua Portuguesa da professora Maria Ruth )

Fagundes Varela

Fagundes Varela tinha uma poesia de transição. Isso significa que ele teve uma época em que era como Álvarez de Azevedo ; essa foi a época em que Varela era estudante de Direito e casou-se com uma prostituta (o que não era anormal para a época), teve um filho com essa e seu filho morreu com apenas três meses de vida. Quando a criança faleceu, Varela ficou desturbiado e resolveu beber mais do que estava acostumado. quanso estava mais velho ele entregou-se a religião, deixando de buscar o consolo na bebida e buscando o consolo em Deus.
Seu poema mais famoso, " O Exilado", mostra como , mesmo cercado de muitas pessoas, o poeta se sentia isolado.

( Resumo baseado na aula de Língua Portuguesa da professora Maria Ruth )

Mesa redonda

Mesa redonda é um gênero oral precedido de um gênero escrito.


Gênero Oral → aquilo que falo oralmente, conversando .

Gêneros são maneiras diferentes de conversar e escrever. Uma entrevista ao vivo é um gênero oral, um debate é um gênero oral, mesa redonda também é.

Antes das pessoas irem participar desta, elas se preparam pois lá , têm de responder perguntas e, por isso elas se preparam sobre o assunto, e esta preparação é escrita . Por isso um é gênero oral (por que está falando), precedido de um gênero escrito (o que a pessoa escreveu ao se preparar).

Ex: Queremos discutir sobre a superlotação em salas de aula. Temos que chamar pessoas que defenderão pontos de vista diferentes. Poderíamos chamar um aluno, um professor e algum representante da secretaria de educação. Cada um terá que dizer o que acha a respeito do assunto. Caso fossemos participar de uma mesa redonda , deveremos fazer a preparação do texto, ler tudo sobre o assunto ; como : "qual a lei que se defende muitos alunos em sala de aula ?". Temos que saber para perguntar o secretário da educação estadual. Dentro da lei temos que achar uma "brecha", pegar as particularidades da lei para defender algo , mesmo sabendo que existe uma lei, toda ela tem suas entrelinhas .

Na mesa redonda os candidatos vem a frente e cada um tem seu tempo para falar sobre o assunto; sendo preferencial que não se leia .

( Resumo baseado na aula de Língua Portuguesa da professora Maria Ruth )

Artigo e Numeral

(Clique na imagem para ampliá-la)
Existem dois tipos de artigo , o definido e o indefinido. E os numerais cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e alguns gramáticos falam em numeral fracionário.
Ex: O homem está na sala aguardando você.
Um homem está na sala aguardando você.
Artigo Definido é um artigo no qual tenho a certeza , então , a diferença entre as duas frases é que , na primeira eu conheço o homem que me aguarda , e , na segunda frase eu não o conheço .
- Vide-regra ; na hora de começar um texto , o primeiro a ser usado será o artido indefinido e depois o definido, pois no começo do texto ainda não conheço o personagem e estou apresentando-o para o leitor; começamos a usar o definido a partir do momento que sabemos de quem se trata.
Numeral cardinal são números em sua forma normal (um, dois, três ... ) , ordinal é aquele que indica a ordem em que acontece (primeiro, segundo, terceiro ... ) , fracionário indica fração (um terço, 1/4 ...) , multiplicativos são : dobro , triplo ...

Alguns gramáticos falam em numeral coletivo , que seria quando falamos em uma dúzia ; uma dúzia é uma coleção de 12 .
( Resumo baseado na aula de Língua Portuguesa da professora Maria Ruth )

sábado, 3 de abril de 2010

FISK - Sinopse de filme

If you are interested in watching a comedy movie , you can't miss Click . It is the funniest movie that I saw. The plot is about a man that find a remote control and than he can pass the time as he want ; but when he is rich , he discovered that the best thing in our life is not the money , but the family . All movie is very good , a hit , the cast and the plot . If you'll see , you won't be sorry!

→ TRADUÇÃO

Se você está interessado em assistir um filme de comédia , você não pode esquecer Click . É o filme mais divertido que já vi . A história é de um homem que encontra um controle remoto e então ele pode passar o tempo quando ele quiser; mas quando ele era rico , ele descobriu que a melhor coisa em nossa vida não é o dinheiro , mas a família. Todo o filme é muito bom , a música (trilha sonora ) , os atores e a história . Se você for vê-lo , não irá se arrepender !

→ NOTA

Classificação da professora : Very nice !

Erros cometidos : " The plot is that (about)a man found (that find) ... " ; " ... but when he was (is) rich ... " ; " All in movie"



Introdução

Esse blog foi feito para mim , Camila Alves Pires , que curso o Segundo ano do ensino médio , na Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro - mais conhecido como PREMEN - postar meus textos que faço durante o ano letivo ou quando simplesmente estou entusiasmada .Este foi criado a partir de uma ideia da minha professora de Língua Portuguesa , Maria Ruth .

;)